quarta-feira, 1 de julho de 2009

Pina Bausch


Na 16ª edição da Bastidores, e aquando da sua passagem por Lisboa, falamos com a grande bailarina e coreografa. Uma das questões foi qual seria a melhor recompensa para uma artista como Pina Bausch? A coreógrafa fica perdida. “Tenho sorte… sorte não é a palavra certa… É maravilhoso que a dança mereça tanta atenção.”


Pina Bausch

Nasceu em Solingen, Alemanha, em 1940. Aos 15 anos inicia estudos de dança na Folkwang School em Essen, com o director e coreógrafo Kurt Jooss. Forma-se em Dança e Pedagogia da dança em Folkwang. Com 19 anos vai para Nova Iorque dançar na Juillard School of Music e na Metropolitan Opera House. Em 1962 regressa a Alemanha, para dançar no recém-fundado ballet da Folkwang, de Kurt Jooss. Aos 33 anos é contratada para dirigir o Wuppertaler Tanztheater, mais tarde mudado para Tanztheater Wuppertal Pina Bausch. Em 1976 rompe com as formas tradicionais da dança-teatro, utilizando-se de acções paralelas, contraposições estéticas, repetições propositadas e uma linguagem corporal incomum para a época.

As coreografias de Pina Bausch são baseadas nas experiências de vida dos bailarinos. Várias coreografias são relacionadas a cidades de todo o mundo, pois a coreógrafa retira de suas tournées ideias necessárias para seu trabalho.